Friday, November 09, 2007

Escapadinhas Semanais

Parar, fazer um refresh e começar tudo de novo, como se do início de semana se tratasse! Eis a melhor terapia para encarar saudavelmente e sem esforço cada semana de trabalho.

Imensas formas haverá de o fazer, dependendo das opções e do melhor que cada um conseguir retirar do que tem mais perto. De repente lembro-me de um jantar semanal com os amigos em que o chef da semana se intercala, com as suas sugestões e especialidades, e em que o principal atractivo destas ocasiões são uma boa conversa de horas à qual a refeição serve de bom acompanhamento. Logo de seguida, lembro-me de uma noite num qualquer sítio fora de casa, que vos faça sentir em casa. No vosso Choupana Hills ou quem sabe na vossa estalagem preferida, o que impulsivamente sugere um precedente mergulho seguido de um jantar. Até um simples mergulho num mar diferente do habitual já me parece muitíssimo guay!

Mais importante do que incrementar um FS com bons momentos e boas emoções é mais importante ainda, incrementar destes ingredientes a semana, que é mais longa e exige bem mais de nós. O segredo não estará algumas vezes, em aproveitar bem o dia para podermos relaxar um bocadinho a partir do final da tarde? O desafio é conseguir equilibrar o dia-a-dia com trabalho e um bocadinho de descontracção. O ideal seria conseguir encontrar esse equilíbrio e quebrar o “círculo”. É imprescindível para o nosso bem-estar, e os momentos de prazer ajudarão a quebrar a ansiedade e o cansaço. Uma boa gargalhada revigora qualquer um! Mas para isso, temos de “querer” muito ter esses momentos na vida, nem que seja aos bocadinhos…

Para as pausas fugazes deixo-vos como sugestão a leitura do novo livro de ficção do Miguel Sousa Tavares, o Rio das Flores, em que mais uma vez o escritor alia a ficção à pesquisa histórica. Acredito que este resultado literário seja tão bom como qualquer outro deste autor.

Como acompanhante da leitura, sugiro dois ingredientes: uma varanda virada para o mar e uma generosa taça de fruta bem fresca, que poderá ser melão, meloa ou ambos, cortados aos cubos, coberta frugalmente de natas e salpicada de cereais ou granula, outra opção é melancia também cortada e coberta com leite condensado, também bem frescos. A combinação é absolutamente perfeita! Se vos permitirem a vocês próprios, substituam as natas por uma bola de gelado. Falar em gelado neste contexto desperta-me para baunilha, natas, pralinés, caramelo, ou qualquer outro sabor que aqueça o fresco trazido pela fruta. Uma pequenina transformação que pode fazer toda a diferença…
Para as vossas escapadinhas de Fim-de-Semana, comprem a Evasões de Novembro e terão como oferta o guia dos 50 melhores fins-de-semana.

“Tenho medo que a liberdade se torne um vício” In Rio das Flores (isto, só poderá fazer-vos ter vontade de o ler).

LTC

0 Comments:

Post a Comment

<< Home