Friday, August 29, 2008

S-A-U-D-A-D-E...

..."um sentimento que traz consigo uma dor imensa ..., um sentimento proprio de cada pessoa, que embora tenha o mesmo significado cada um encara de uma maneira, podemos sentir saudades de quem esta perto e ao mesmo tempo longe, mas uma coisa que é realmente certa é a questao de que a saudade é o sentimento que logo apos o amor, todos tentam traduzir.
Saudade é uma espécie de lembrança nostálgica, lembrança carinhosa de um bem especial que está ausente, acompanhado de um desejo de revê-lo ou possuí-lo."

Mais do que saudades de escrever, tinha muitas saudades de vos ouvir...
As vossas respostas emocionaram-me e tal como vos disse trouxeram-me aquele brilhozinho nos olhos. Foi o tal dar e receber.

Saudade é tudo que não me sai da cabeça, é tudo o que tive com imensa vontade de voltar a ter, é o que houve de bom que me faz que querer ter mais disso, é saudade de tudo e mais alguma coisa.
Saudade de alguém que se foi e que não voltarei a ver... Saudades de alguém que me deixa na memória os melhores sabores que experimentei em toda a minha vida e de que usei e abusei sempre que pude.
Saudades das memórias com alguém que foi e ainda é especial...
Saudades de viver um bocadinho...e intensamente...
Saudades das coisas mais simples...
Saudade de pessoas especias...
Saudades do nosso País que nos fazem esquecer viagens de sonho... Querer pisá-lo para não sair durante algum tempo.
Saudade de sitios, pessoas, coisas que verei não tarda nada... e para esse momento não vejo a hora.

A solução é aprender a sossegar algumas saudades, a habituação a um estado de abstinência fisica e emocional generalizado.
Não devo nem posso acreditar que este sossego o seja assim por
muito tempo. Não é este o sossego que quero...

LTC.

Saturday, August 23, 2008

Noticias de Angola...Para as pessoas mais importantes da MINHA VIDA (parte 2)


Hoje foi dia de Estaleiro Social, ou antes Tarde...

Ajudar nas arrumações e um churrasco para acompanhar. Para mim foi mais churrasco do que arrumações.

Matei saudades de duas coisas que adoro: sardinha e pimentos assados. Ambos temperados por dois alentejanos, respectivamente.

Entre Luanda e Cacuaco no FS, optei pelo 2º... Conforta-me só pensar que terei um dia para fazer nada, não pensar em viagens longas e tentar não pensar muito em trabalho.


LTC.

Friday, August 15, 2008

Como um Passarinho...

No primeiro dia em que choveu...

O dia mais longo em Angola...

Sunday, August 10, 2008

"Angola do meu Coração..."

Saturday, August 02, 2008

O Outro lado do Mundo


Foi um mês que passou... Mais um mês, outro canto do mundo.
Se me perguntarem agora que cheguei... o que sinto é uma M-I-S-C-E-L-Â-N-E-A de emoções.Às vezes penso "O que estou aqui a fazer?".
Eis a pergunta mais frequente de quem chega ao país retrato de África.
Experiência de vida é a resposta compulsiva que encontro.

A estrada Luanda - Cacuaco marcará a chegada de quem a fizer. São 20 km de estrada que tanto podem demorar 30 minutos como podem demorar 3 horas a percorrer. Mas não é só isso que marca a distância entre o nosso Mundo e o deste país...
A miséria é mais do que muita e irónicamente ou não eu vinha preparada para tudo, por isso de certa forma aqui nada me chocou brutalmente ainda, nem a estrada que tenho de percorrer diariamente! ( O Rui Nabeiro tem uma fábrica aqui ao pé. Alguém gostará de saber.)
A humildade de muitos também é imensa e a boa educação é o prato do dia!...
Depois de uns dias acordei estranhamente para a realidade, esta em que de um dia para o outro teimei em me inserir. E este despertar vem de forma que me tira forças, ainda que fugazmente, para permancer ao lado de algo que contrasta com o conheci toda a minha vida. Para recuperar forças penso que sou uma enorme sortuda pela vida que tenho e que voltarei a ter logo que apanhar um avião de regresso. E a experiência é algo que também me me serve de âncora, se não a maior!

Come-se muito bom peixe grelhado e marisco e bebem-se sumos de frutas com praia logo ali.
O Inverno, a estação do Cacimbo ilude-nos porque é bom e curto demais.
O Verão, a Estação das Chuvas são 9 meses de humidade e chuva e não tarda aí. Por agora não está demasiado calor nem demasiada humidade. A água é fria e à noite arrefece. Há praias consideradas de portugueses! Aqui o ar livre é o ambiente de eleição para tudo.

Em Luanda consegue-se ter uma boa qualidade de vida. Ginásio, optimos restaurantes e a noite é animadissima e cheia de portugueses.
Aprendi que os angolanos estão embebidos em ritmo musical, são bonitos, com uma postura imponente, corpos muito bem definidos e muito arranjados.

Adoro a Marginal de Luanda...
Luanda era com toda a certeza uma cidade lindíssima e acredito que daqui a uns anos sê-lo-à novamente.

O trânsito é mesmo algo de outro mundo! Aqui as distâncias não se medem pelos kms, medem-se pelo tempo que demoram a percorrer, o que as carrega de demasiada incerteza, que se tornam em certezas apenas à chegada, que depende exclusivamente deste trânsito que só nos atrasa a vida...
O segredo é tornar todas as situações caóticas, em hilariantes, o que no inicio é muito fácil...
Na rua às vezes parece um bocadinho que estamos noutro mundo, dentro de casa parece algo completamente diferente.

Luanda está a esforçar-se para voltar a ser umas das melhores cidades do mundo para se viver. Neste momento, ainda é apenas a cidade mais cara do Mundo.

Este é o Outro Lado do Mundo onde os candongueiros baptizam os seus famosos táxis azuis e brancos, de "Bom Zinho", "Sexolândia", "Lacueste", "Quim dos Bons", "Sinto muito, lamento pouco"; onde todos têm dois nomes, o original e aquele que desejam ; onde se ouve "Obrigado, sim!" em resposta a qualquer saudação que nos saia da boca para fora, onde Hiace se lê Iace, onde existe um restaurante que se chama "Naquele Lugar", onde tudo é possivel...

Tudo isto é um pouco do que eu imaginava, mas além disso é muito mais do que isso.

Com este bocadinho de mim envio-vos a Marginal de Luanda, uma das vistas que sei que andará sempre comigo.
Fazer uma viagem de Machimbombo é um dos meus "sonhos" aqui. Para sentir aos bocadinhos que estou aqui numa missão temporária.

Já tinha saudades de vos escrever...
LTC.