Friday, March 30, 2007

Madeira Dreams no 13º FS do ano, o 2º desta Primavera...

Mais uma pausinha mesmo a calhar, mais um solzinho para animar, mais uma piza integral da Tertúlia Piza Zen já hoje para começar bem o descanso semanal, mais umas pedaladas do costume nas primeiras horas de Sábado para despertar para mais um Fs, aguardando ansiosamente o próximo que será a primeira grande pausa de insularidade do ano para alguns, sendo esta a que antecede o primeiro período de descanso prolongado para esses mesmos alguns…
Este FS lembrei-me de vos enviar não um bom vinho, mas um bom cocktail sugerido pelo sol trazido pela estação que é a mais doce do ano. Envio-vos a receita que alguém vai imediatamente detectar como sendo sua…alguém a quem vou passar a chamar de Meu Assessor de Programas/Sugestões para FS e que a elaborou especialmente para este. Adicionando – lhe um pôr-do-sol, uma confortável espreguiçadeira, um mar diante da vista o suficiente para transmitir a sua calma e uma boa companhia, parece-me uma excelente receita para relaxar depois de qualquer coisa que vos faça ter vontade disso mesmo, que é como quem diz, de tar de papo pró ar! Ele pode ser um dia recheado de compras, um dia de praia, de correrias desatadas, de exercício desenfreado ou de imenso trabalho. Por isso, para este C. ser bem degustado, a condição indispensável é terem um dia dakeles mesmo em cheio, para vos fazer apreciar o descanso merecido do final de tarde, e que todos os ingredientes que vos indiquei vos pode trazer. Podem sempre acrescentar uma melodia. Viria a calhar “Hoje vou ficar”, pelas vozes do André Sardet e da Mafalda Veiga. Soa-me bem…
Pelo menos tudo isto ajudará a eskecer por uns instantes que Abril não será apenas um mês de pausas começadas por F, mas tb um mês de IMI’s, IMT’s e tarefas domésticas (Dina, volte depressa!)…

Então aki vai:









Madeira Dreams (“encomendado” especialmente para vocês, de mim, aki na Madeira por tempo indeterminado)
Ingredientes:

2 tragos de Angostura
2 tragos de Curaçau
2 tragos de xarope de açúcar concentrado
3/4 dose de Vinho da Madeira1 casca de limão

Método de Preparação:

Misture todos os ingredientes de mansinho, com carinho, excepto a casca de limão, ácido como o A. João. Junte gelo picado e coe para um copo de cocktail.
Guarneça com a casca de limão e faça um vistão.
Bebida ligeira, à maneira.Da Madeira.

Com o cheirinho a férias, a minha escolha de cinema para esta semana:

Mr. Bean em Férias

De:
Steve Bendelack
Com:
Rowan Atkinson, Max Baldry, Emma de Caunes

Relembro em anexo, as regras de segurança da bagagem de mão para quem está de partida para um FS, um FSP, umas MF ou umas FM e que para isso tenha de sobrevoar o que quer que seja, e tenha de ter à mão a sua bagagem.

Tenho a agradecer o vosso agradável feedback às minhas “NewsLuletters Quase Semanais” traduzidos das mais diversas formas quer em comentários, incentivos ou sugestões. Se os meus mails conseguem ser um “bálsamo de interesse e energia” os vossos mimos são um bálsamo de inspiração.

Bom FS!
Lulu Tareca Chechéu.

Pausa nº 12 com piza Zen

Depois de mais uma pausa em que não se fez quase nada do que estava programado pois o tempo voa de uma tal forma que como se já não bastasse a falta desse bem precioso ainda ficamos boquiabertos a pensar como isso é possível, ficando com menos tempo ainda para tudo o que queremos fazer, uma semana voou e mais um descansozinho está a chegar. Traduzindo, no nº 11 nada de pizas inventadas, nada de itinerários, nem de um bocadinho de sol no corpinho, mas sempre a tradicional piza Zen (versão Branca de Neve Integral). Além disso foi uma pausa para a pausa dos doces que era coisa que já não passava no radar há umas boas semanas, e em que passou tudo de uma vez em 24 horas, foi a busca completa do tempo perdido que consistiu em usar e abusar das Kcal, restando como única lembrança, após o voraz deglutir dos pontos de caramelo e afins, uma dolorosa consciência e uns olhos que de uma hora para a outra nos fazem ver bem maiores em frente de qualquer espelho. Sinto-me tentada a deixar-vos a receita de Moranguinhos do Nordeste, mas acho que não devo fazê-lo, pois o peso de consciência depois de ingerir METADE desse doce num dia é enorme, angustiante e recriminatório, ainda que justo muito difícil de suportar. E depois, cacau, leite condensado, manteiga, natas, coco e morango e bolacha de uma assentada são coisas de que nem toda a gente gosta. De facto, devem estar a pensar que eu gosto de cada coisa que não lembra a ninguém.
E depois toca a beber chá verde, para atenuar os males! E não há bicicleta que aguente!
Esta é a imagem da privação (masoquismo, se quiserem) adoçada, aki e ali, pelas calorias que nos matam a consciência e que no fundo personificam o food craving que mais tarde ou mais cedo e após tantas resistências, nos releva que “ a carne é fraca” e no finalzinho (e se quisermos) não nos deixa resistir à tentação.

Pois é! Vem aí a nº 12, o que significa uma dúzia de pausas sem interrupção, sem sobrevoar o Atlântico. Mas não tardam duas sobrevoadelas seguidinhas. E quando penso na primeira destas 2, torno-me comodista e perco um bocadinho a vontade de tão habituada que já estou de estar aki sem paragem… Mas quando penso na segunda, só penso porque não é já a seguir!

Esta semana começou com brisas poderosas capazes de deitar sobre terra andaimes da Sé, o balão da Marina ao fim de uns anos e um contentor na via rápida. Será que o Inverno ameaça chegar? Parece-me mais uma versão de Primavera mal-humorada e descontente com o Outono e o Inverno que fizeram inveja a qualquer Verão. Começa a ser altura de irmos apanhar lapinhas…

Esta semana, finalmente, trago-vos 2 vinhos recomendados pelo meu amigo Manel que fez me deu uma óptima ajuda, esta semana. Obrigada Manel ! Só resta saber qual dos dois combina melhor com Pizza Zen, com brigadeiros de coco e com arroz de lapas.

Herdade dos Grous Reserva 2005
Considerado o melhor tinto do Alentejo, pela Confraria dos Enólogos da região.Rico, espesso, concentrado, cheio de frutos pretos bem maduros, com algum fumo e ervas secas. Mas nem só fruta negra, há também um bom toque vinoso, mais vivo, "vermelho". Assim como nada nele é quente e linear, apesar dos 14,5% de álcool, antes apresenta um bom balanço entre a potência frutada que exibe e a austeridade, que se exige a um Reserva.
Características
Região:
Alentejo
Castas:
Touriga nacional, Alicante Bouschet e Syrah.
Estágio:
12 meses em barricas novas de carvalho francês.
Teor Alcoólico:
14,5% vol.

Quinta do Mouro Touriga Nacional 2003
Todo ele é fruta, taninos doces, leves, prolongados e com uma espantosa suavidade. Não se dá pelos 14,5%; tem algum açúcar residual, mas não se dá por ele; podia faltar frescura, mas certo é que a acidez suporta perfeitamente os exageros do conjunto... Enfim, um vinho raro. Para o proprietário, não é sequer vinho para comida. "Quando muito, para um prato especial".
Características
Região:
Alentejo
Castas:
Touriga Nacional (100%).
Teor Alcoólico:
14,5% vol.

Mas para tornar tudo mais completo, nada como saborear as dádivas do nosso Deus Baco com uma boa leitura e uma boa música também elas relacionadas com o tema.
Para os ouvidos deixo-vos o novo CD do Janita Salomé – Vinhos dos Amantes, cujo titulo é inspirado num poema de Baudelaire. Janita inspira-se em vários poemas de variados poetas e o tema principal é o mesmo das minhas sugestões semanais.
Pelo meio um pensamento de um poeta chinês que é algo parecido com “O vinho não embebeda, o homem é que é fraco e se deixa embriagar”.
E como leitura, Paraísos Artificiais de Baudelaire, que é descrito por alguém como “ a mais profunda e convincente argumentação contra o uso de drogas”.
Depois de algum tempo sem sugestões vínicas, nada melhor do que um bom e recheado “pack” para recuperarem também o tempo perdido.

Só novidades cinematográficas este Fs. Quem sabe se é desta que sou contemplada com o Scoop, o único que me faria descer o elevador do B3.2 na Ajuda até ao piso 0, virar á esquerda, andar 50 metros e sentar numa cadeira de cinema por 96 minutos?

Boa viagem para quem está de partida para a Tunísia, boa estadia para quem está nos “Estates” e boas férias para quem ainda ficará de férias nos tempos próximos!

“Haverá um dia em que um crime contra um animal será um crime contra toda a Humanidade?” (Leonardo da Vinci) – Frases “iluminadas”, as que se aprendem com os amigos inspirados do MSN…

Só me resta desejar-vos um bom FS recheado de palavras, aromas, sons e sabores. Tudo o que de melhor a vida nos dá para ajudar a construir os nossos paraísos!

Bjkas,
Tico.

Friday, March 16, 2007

Criações Desenfreadas - Parte 2

Hello Tchuchuquinhos!

Mais uma semana que passou, uma semaninha “boa onda” com alguns episódios “parvosdevezemquando”, vários “quilhómetros” pedalados, uma dieta quase rigorosa e um novo trabalho estimulante. Aproxima-se um FS que será de “criações desenfreadas”, formulação de itinerários de férias e experimentação de piza de mozzarela, maça, açúcar amarelo e canela, pela Tertúlia Piza Zeni. Volta Tazinha, não sabes o que vais perder!
Como vêem este FS vai ser uma trabalheira desgraçada.!!!
E como até já tou a ficar cansada só de pensar, ainda não é desta que vos deixo uns vinhos. Nem cinemas. Esta semana estou completamente desconhecedora de estreias, ante-estreias, permanências e ausências cinematográficas.
Mas estou completamente convencida de que vamos ter todos um bom FS!


Bjkas,
Lu Sorriso.

Friday, March 02, 2007

Dietas

Já experimentaram espreitar as prateleiras de produtos dietéticos do super-hiper-mega que frequentam?
Resolvi aderir às dietas saudáveis a tempo inteiro. Vejam lá pró que me deu! Confesso que foi um bocadinho por arrasto mas o que é certo é que pegou. E agora ainda mais do que antes, ando numa de água, chá verde, poucos hidratos de carbono, pouquíssimos açucares, muitos legumes e saladas, pouca carninha vermelha, peixinho, cereais, essas coisas…. Olha pra mim no Sá nas prateleiras de produtos dietéticos. Basta provar para gostar. Então as rodelinhas de milho e as de arroz integral… e os hambúrgueres de soja e queijo? E algumas sobremesas…Huummm…Não há nada que passe pelas minhas mãos que não vá direitinho ao mecanismo de leitura para detecção (que é como quem diz olhinhos) de Kcal, açúcar e gorduras.
Nem todos os hipermercados estão bem fornecidos deste tipo de produtos, por isso têm de procurar bem. São mais caros do que os normais, mas nas lojas de produtos naturais ainda são mais caros.
É tão mais leve para o corpo e para a alma fazer uma alimentação saudável e racional. Não custa nada, basta que estejam dispostos! Acreditem que vão gostar. Vão passar a não gostar é de prevaricar constantemente, ainda que o possam fazer nem que seja uma vez por semana. Não vos vai saber tão bem e o peso na consciência será o pior de tudo…;)
O food craving começa a ser uma das tentações do passado.

Não sei porquê, mas ando a contar os dias. Porque será? Será que vem aí o primeiro período de férias de 3? Quem sabe…Talvez sim… Muito provavelmente…Certamente… Tenho impressão que sim…

Não escondo a minha satisfação pelo premiado com Oscar Melhor Filme. Há sempre um filme que me surpreende, no ano passado fui ver o Colisão sem contar e foi sem duvida o melhor filme que vi em 2005. Este ano, coincidentemente (estão certos! Não existe, acabei de inventar este “termo de modo”) o melhor filme que vi volta a ser o premiado.
Finalmente estreou!!! Scoop! Assalto e Intromissão continua e continua a parecer-me uma boa opção. E o The Departed regressou, como seria de esperar.

Parece-me que o Sol é outra coisa que nos espera este FS, juntamente com o calor.

Apesar do pedido de uma seguidora das minhas sugestões, esta semana não vou deixar sugestão de vinho, com a promessa de que na próxima semana deixarei dois.
Relembro que a partir de amanhã já estará disponível o 2º teste da primeira eliminatória do Campeonato Nacional de Língua Portuguesa. Boa sorte para quem estiver a participar!

Deixo-vos também uma música: How to save a life, dos The Fray!
http://www.youtube.com/watch?v=Ee1TkygONOk
Espero que gostem!

Bjkas,
Lu Sorriso.